DIFERENÇA ENTRE TREINAR E PEDALAR!

Desde a preparação para sair para o pedal, até à chagada em casa, existem muitas diferenças entre uma prática e outra, desde as mais sutis às muito nítidas. Mas o que realmente significa treinar e pedalar?

Para entendemos as diferenças de cada prática, podemos comparar o “treino” como ir trabalhar, enquanto que pedalar é como um hobby. No treino temos metas, prazos, pressões, frustações, e na pedalada, normalmente realizamos por diversão, passatempo, sento mais prazeroso e sem compromisso.

 

O que é Pedalar?

Podemos dizer que é uma atividade descompromissada, sem toda a pressão de atingir alto desempenho, sem ter que manter um ritmo definido, velocidade média etc. Pode ser feito na cidade, parque ou praia, com a família, amigos ou sozinho mesmo.

Quando saímos de bicicleta, seja para ir ao trabalhou ou para andar nas ciclovias e ciclofaixas aos finais de semana, estamos pedalando. Quando uma criança está se divertindo em cima de uma bicicleta, também está pedalando.

Esses são exemplos mais corriqueiros do uso da bicicleta como forma de lazer ou atividade que não tenha uma meta definida, que podemos considerar como “pedalar”.

O que é Treinar?

Quando estamos pedalando em busca de um objetivo de performance, ou objetivos muito específicos como para aumentar o giro, a capacidade respiratória, melhorar a resistência, entre outros, podemos falar que estamos treinando. O treino envolve metas a serem atingidas e por isso pode ser comparado a um trabalho.

O treino inclui desde a parte do planejamento, organização das séries de treinos, tempos, intervalos, alimentação, descanso e treinos regenerativos. Para cada objetivo existe um tipo de treino, devendo ter hora, prazo, tempo e forma correta que deve ser feita.

Ciclistas podem treinar especificamente para melhorar em subidas, outros realizam treinos de tiros etc.
Os treinos devem ser constantes pois as metas são sempre alcançadas sempre a médio e a longo prazo.

Mas onde essas duas atividades se unem?

A forma como você pedala é o que vai definir se você treina ou apenas está se divertindo. Realizar as duas práticas irá aumentar o desempenho físico, permitindo um equilíbrio entre cada exercício e tendo uma rotina mais diversificada, produtiva e prazerosa.

Ambas práticas se complementam e cada ciclista que consegue treinar e pedalar de forma organizada, obtém vantagens no desempenho e na própria saúde.

Se intercalar a semana com três a quatro dias de pedal, com treinos e pedais de descanso, uma atividade vai ajudar a outra, pois é essencial que após treinos exaustivos, tenha um descanso, sendo que pedalar é uma excelente maneira de fazer isso.

Os “ciclistas de final de semana” que almejam entrar em um grupo de pedal, devem começar a treinar pois só assim irão adquirir resistência e fôlego para acompanhar ritmos mais fortes que os grupos alcançam.
Já os ciclistas de performance devem reservar alguns dias para pedalar com os amigos por diversão, pois será de grande ajuda para relaxar.

Dessa maneira uma atividade quanto a outra se colaboram, mesmo sendo para diferentes fins!

Conhecer cada parte desse mundo esportivo ajudará suas pedaladas e treinos a ficarem melhores.

Matéria base originalmente publicada em Bike Registrada
Equipe a sua bike aqui na Azupa!

04/06/2021
Sobre a loja

A Azupa Bike Store é uma loja de pneus, acessórios e componentes para bicicleta online, que acredita na democratização do pedal. Não apenas como esporte, mas também como lazer e mobilidade. Por isso, nossa meta diária é sempre disponibilizar as melhores marcas do mercado com o menor preço e com parcelamento, para facilitar o acesso a todos.

Social
Pague com
  • Pagar.me V2
Selos
  • Site Seguro

Azupa Comércio Varejista de Artigos Esportivos e Acessórios LTDA - CNPJ: 19.191.376/0001-59 © Todos os direitos reservados. 2021