COMO ESCOLHER O PNEU PARA A BICICLETA DE ESTRADA

Para garantir uma melhor performance nos treinamentos e competições, certamente a escolha do pneu ideal para o seu estilo de pedalada fará toda a diferença.

Vamos falar um pouco dos diferentes tipos de pneus de estrada.

– Diferentes perfis de pneus

A medida padrão das rodas das bicicletas de estrada é o aro 700c, mas quando falamos de pneus, existem muitas variações de largura.

Os pneus mais encontrados nas lojas especializadas em bike são os de 20 e 23mm. Esse perfil de pneu é mais leve, bem finos e suportam uma pressão que pode variar de 90 a 120 PSI.
Quanto mais fino for o pneu, menor a área de contato com o solo, trazendo assim maior velocidade.

Uma desvantagem desse tipo de pneu é que apresentam menor aderência no terreno, e menos estabilidade para altas velocidades e curvas.

Já os pneus com medidas de 25, 26, 28 e 30mm são mais largos e mais versáteis para pedalar em diversos tipos de terreno.
Os pneus mais largos possuem maior aderência e boa estabilidade. São mais resistentes a furos e suportam mais pressão, tendo modelos que suportam mais de 130 PSI.

O pneu de bicicleta de estrada mais largo é mais confortável mesmo com pressões altas. Escolhendo esse tipo de pneu, ficará livre de sentir os impactos das estradas com asfalto ruim.

– Tipos de terreno

Antes de adquirir um pneu, pense antes em qual tipo de terreno você irá pedalar. Se a estrada for estilo “tapete”, onde o asfalto favorece o desempenho da bicicleta, você poderá escolher os pneus finos.

Porém, se você pedala em ruas e estradas com asfalto péssimo, escolha os pneus mais largos para não ter problemas com quedas, furos e até mesmo uma roda amassada!

– Tipos de Pneus

CLINCHER

São os pneus que usam câmaras e que se apoiam nas paredes internas dos aros. Você encontrará esse tipo de pneu nas versões de arame, que é mais pesado, como sem arame, de aramida (o famoso kevlar), que é mais leve.

As duas versões são vulneráveis aos furos e às snake bits (mordidas de cobra) na câmara, por aguentarem pressões menores. Se o seu objetivo é treinar quase todos os dias, o modelo de arame é mais indicado, pois é mais barato do que o de kevlar.

TUBELESS

Para diminuir o peso da bike e ganhar velocidade e desempenho, os pneus tubeless são uma boa escolha.
Esse tipo de pneu é mais resistente a furos e podem rodar com pressões mais baixas sem nenhum problema pois eles não possuem câmara de ar e devem ser preenchidos com o líquido selante, que veda os furos que acontecerem enquanto você pedala.

Para utilizar esse tipo de pneu, você terá um investimento alto pois será necessário ter junto ao pneu, aros específicos para tubeless, além do selante e do próprio pneu.

TUBULAR

Esse é o pneu indicado se você participa de competições. Ele é o mais diferente de todos os outros tipos pois o pneu é colado no aro, que deverá ser específico para pneus tubulares.

A câmara vem costurada por dentro do pneu e os reparos devem ser feitos por profissionais, já que requer cuidados especiais, mas nem sempre é possível consertar uma câmara furada, fazendo com que você tenha que adquirir um novo pneu. É a opção de maior custo.

Mesmo nessas condições, o pneu tubular é muito resistente a furos e também pode trabalhar com pressões altíssimas ou bem baixas sem problemas. Lembre-se que esse tipo de pneu só funciona com o aro específico para pneus tubulares.

Com essas informações você poderá escolher o tipo de pneu de bicicleta de estrada que vai ser o seu companheiro de pedal daqui pra frente.

Matéria base originalmente publicada em Bike Registrada
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02/09/2021
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