15 ALIMENTOS PARA CICLISTAS

Para um esportista, é de extrema importância que tenha uma alimentação bem saudável e balanceada, de modo a aproveitar o melhor que o seu corpo tem a oferecer, atingindo um bom desempenho com menos cansaço. Desta forma, isso não é diferente para um ciclista, no qual necessita de um bom estoque de energia no corpo para que ele possa performar intensamente em sua linda bicicleta durante o seu trajeto, com 100% do seu potencial. 

Assim, pensando sempre em nossos atletas, preparamos uma lista com 15 deliciosos alimentos que irão lhe proporcionar muito vigor do começo ao fim de sua viagem. Confira a seguir!

1. BATATA DOCE É UM DOS MELHORES ALIMENTOS PARA CICLISTAS

A batata doce, conquistadora de coraçõezinhos de atletas, começa no topo da nossa lista.

Essa famosa raiz cultivada com êxito em regiões de clima tropical e subtropical em todo o mundo e por todo o Brasil, é uma ótima fonte de energia para aqueles que se exercitam, devido ao seu baixo índice glicêmico e sua rica fonte de vitamina, tornando-a queridinha de todos. Nela, estão presentes as vitaminas A, B1, B2, C; além de minérios como ferro, potássio, magnésio, zinco e cálcio; favorecendo o funcionamento do coração e do sistema nervoso, ajudando na prevenção de diversas doenças, como diabetes, câncer e infarto.

Portanto, ela é um alimento ótimo que irá te injetar diversas doses de energia, aumentando o seu potencial na hora de pedalar sem você ficar cansado!

2. QUEIJO: ESCOLHA O SEU PREFERIDO

Ai ai, quem não ama um queijinho bom, hein? Então, prepare-se que eu vou te contar uma boa notícia: o queijo é um alimento sensacional para ciclistas!

Essa comidinha gostosa possui diversos benefícios para o nosso corpo, estando presentes nele, diversos tipos de nutrientes essenciais e vitaminas, que ajudam no fortalecimento dos ossos, proteção do coração e até na saúde mental. – Assim, localiza-se as vitaminas A, B2, B12, D e K2, as quais cada um possui um trabalho diferente no nosso organismo. 

Além disso, ela é rica em proteínas que servem para recuperar seus músculos durante ou depois do pedal, visto a sua fácil digestão, o que reduz a demanda de energia do seu corpo para processar esse alimento, promovendo a sua saúde. 

Com isso, prova-se: essa maravilha, além de ser muito deliciosa, vai deixar seus músculos fortes para mais uma pedalada!

3. PÃO INTEGRAL PARA OS PEDAIS

O pão integral é uma opção mais nutritiva e muito saborosa para quem busca um café da manhã mais saudável. – Ele possui diversos carboidratos, nutrientes, vitaminas e minerais, junto com um maior teor de fibras, de modo a trazer mais energia e boa digestão, o que garante força na hora de pedalar sem incômodo no estômago. 

Assim, juntamente com o queijo, ele pode ser muito bem degustado, sendo considerado também, um ótimo lanchinho para a reposição de energias!

4. ÁGUA É A ‘RAINHA’ DOS ALIMENTOS PARA CICLISTAS

A água é um alimento? Isso mesmo, pequeno gafanhoto, ela é! 

Sendo considerada como um alimento de extrema importância, ela é essencial para qualquer esporte, sempre te mantendo hidratado e preparado para qualquer desafio, principalmente em dias quentes e secos, na qual você poderá viajar com a sua bike tranquilo. 

Desta forma, como todos sabem, a água é repleta de benefícios, de modo que, ela é considerada como um catalisador no organismo, auxiliando no metabolismo celular, além dela interferir na digestão, filtração de toxinas e ajuda a regular a temperatura corporal. Ademais, toda a absorção dos nutrientes de qualquer alimento ingerido é auxiliado por este mirabolante líquido, tornando-a muito importante para a saúde e para o seu desempenho! 

5. MASSAS SÃO SUAS FONTES DE RECUPERAÇÃO

Quem aqui não gosta de uma deliciosa macarronada? Nós adoramos!

Sobre as macarronadas, digo, massas… elas são muito boas para quem precisa de uma grande quantidade de carboidratos, estando bem presentes na alimentação dos ciclistas. 

Isso se deve ao fato de que, como as massas são ricas em carboidratos, quando consumidas, são transformadas em glicogênio, fazendo com que ela seja uma ótima fonte de energia, atuando no sistema nervoso central, contribuindo com os seus músculos e sistema imunológico. Assim, por que não fazer uma massa integral gostosinha com bastante queijinho ralado por cima hein? Imagina todos esses benefícios combinados (uau!)?

Porém, apesar de todas essas delícias, precisa escolher a hora certa para consumi-la, como por exemplo, depois de pedalar. 

Todos nós sabemos: estômago cheio e bicicleta não combinam!!

6. OVO, UM ALIMENTO PRA FICAR RESISTENTE
Alimentos para ciclistas, ovos e pães

Créditos: PxHere

O ovo é um alimento muito apetitoso, ficando bom em qualquer culinária. Assim, além do seu gosto incrível, ela também tem diversos benefícios, com ótimas quantidades de vitaminas A, E e complexo B, além de vários tipos de minerais, como selênio, zinco, cálcio e fósforo, ajudando a prevenir diversas doenças, como diabetes e outras doenças cardiovasculares. 

Ademais, conseguimos localizar na clara de ovo, grande quantidade da proteína albumina, na qual é ideal para a reconstrução muscular. Já na gema do ovo, podemos encontrar concentrados: colesterol, gorduras e vitamina E.

 O ovo apesar de ser muito muito bom para a saúde, precisa ser maneirado na hora de consumir, se não ele pode acabar trazendo diversos probleminhas. O importante é sempre manter o equilíbrio na alimentação! 

7. CHOCOLATE É PERFEITO

Quem ganha nesse ranking de popularidade dessa lista de alimentação é ele: o nosso chocolatinho!! 

O chocolate apesar de ser o inimigo e amor de muita gente, é um dos melhores alimentos para ciclistas terem energia o suficiente para pedalarem com uma explosão de força. Isso acontece devido à presença de vários minerais, como potássio, cloro, fósforo, cálcio, sódio, magnésio, ferro, cobre e zinco, e vitaminas (A, B1, B2 e E, só não contém as vitaminas C e D). Ademais, há nele as substâncias feniletilamina, que proporciona a sensação de bem-estar em nosso cérebro; e cafeína, na qual dá aquele “up” em nossas energias, tornando-a um alimento estimulante. 

Dessa forma, não podemos esquecer que o responsável de fornecer todas essas maravilhas ao nosso docinho é o cacau correto? Assim, o recomendado de consumir seria o chocolate meio amargo ou o amargo que contém mais cacau, pouca quantidade de gordura e açúcar, o que garante altas doses de força durante a pedalada!   

8. IOGURTE PARA OS DIAS DE CALOR

Um iogurte antes ou depois do treino é sempre bom! 

O produto derivado do leite é um ingrediente nutritivo e versátil, rico em cálcio, vitaminas do complexo B, C, D; carboidratos e proteínas. Assim, com a presença de tantas substâncias, elas trazem diversos benefícios como o fortalecimento de ossos, músculos e dentes; e o melhoramento do sistema nervoso e imunológico – diversos fatores para deixar nosso corpo bem forte e saudável.

Além disso, ele é muito gostoso de consumir em dias quentes, principalmente geladinho, trazendo a refrescância necessária.    

9. BANANA PARA TER RESISTÊNCIA

Os atletas, ciclistas, esportistas… todos possuem uma quedinha na banana. Mas isso não é à toa! A fruta é um dos melhores alimentos para se ganhar energia, isso é verdade!

A banana é bastante encontrada em todo o território nacional brasileiro, sendo muito popular entre as pessoas, devido a ela ser um ingrediente saudável, versátil e com preço acessível, tornando-a a fruta queridinha da população.

Assim, apesar dela ser docinha e gostosinha, ela também contém diversos nutrientes, minerais (potássio, magnésio, cálcio, selênio e zinco) e ferro e vitaminas (A, C, E e do complexo B (B1, B2, B6 e B9)), capazes de prevenir diversos tipos de doenças, como cardiovasculares e cânceres.

Com isso, ela se torna uma grande e poderosa aliada para a atividade física, proporcionando a manutenção do organismo e construção de massa muscular, além de fornecer a frutose, o açúcar natural das frutas, tornando-a extremamente energética para você encarar desafios pesados. 

Logo, incluir algumas bananas por dia é uma maravilha, principalmente para você que vai pedalar e precisa de uma boa bateria. 

10.MAÇÃ PARA O INTESTINO

Créditos: PxHere

Maçã… a famosa fruta do conto da Branca de Neve. Apesar do incidente trágico causado por esse delicioso ingrediente na história da princesa, ela não é tão ruim como parece. Ela na realidade, é maravilhosa e cheia de benefícios para você e para a sua dieta! 

Assim, vamos falar um pouco de suas vantagens, como a presença de frutose e de fibras, o qual faz com que tenha a transformação do açúcar presente da comida para energia, fazendo com que você tenha mais vigor no exercício. Além disso, por conter as fibras, elas são boas para o intestino, ajudando na flora, garantindo mais equilíbrio e conforto gástrico. 

Porém apesar de tantas coisas ótimas numa fruta só, ela tem a pectina, uma substância que pode causar intestino preso, em sua casca – sendo recomendado apenas uma maçã por dia para você dar uma boa pedalada!

11.BETERRABA É UMA GRANDE DOSE DE AÇÚCAR

A beterraba é uma raiz popularmente conhecida por conta do seu gosto ligeiramente doce e da sua cor roxo escura. Ela possui diversos benefícios para a saúde, sendo “recheada” de vitamina C, A, B1, B2, B5; potássio, carotenóides, compostos fenólicos e flavonoides. 

Outrossim, a raiz possui muita sacarina, um tipo de açúcar encontrado em vegetais, na qual pode se produzir açúcar a partir da sua refinação, uma prática muito popular durante o século 18 na Europa. 

Logo, ela é um alimento ideal para os ciclistas, sendo ela uma comida natural e cheia de nutrientes, que irá aumentar o seu potencial.

Dica: suco de laranja e beterraba é uma delícia e pode dar um efeito energético ainda mais potente. 

12.MEL GARANTE FORÇA

O mel é o “açúcar das abelhas”. A sua doçura 100% natural pode ser usada em diferentes receitas como bolo, doces e outras guloseimas, ou então ela pode ser saboreada também in natura. 

Além de seu gosto incrível, ela oferece uma grande turbina de energia para pedalar mais e melhor, contribuindo para a saúde do coração, equilibrando os níveis de colesterol e reforçando o sistema imunológico, além de ser rico em antioxidantes. 

Com tantos benefícios, vale a pena tomar uma colher de chá antes de pedalar, você não acha?

13.SUCO DE LARANJA PARA TER CALORIAS
Um copo de suco de laranja de café da manhã é realmente uma delícia, além de fazer você acordar energeticamente!

A laranja em si é uma fruta rica em carboidratos, uma gordura quase zero e ela é rica em fibras e vitaminas A, B e C, flavonoides e betacaroteno, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que auxiliam no combate ao envelhecimento precoce, ajudando a reduzir o colesterol ruim, e prevenir doenças cardiovasculares e imunológicos. 

Assim, todos os benefícios juntos fazem com que haja um perfeito equilíbrio, potenciando os efeitos positivos da laranja. 

Mas de forma a melhor aproveitar as suas qualidades, o ciclista pode beber o suco com o cabaço, onde está localizado cheio de nutrientes, trazendo apenas benefícios à saúde e a energia necessária para um ótimo dia.

14.CAFÉ PARA DESPERTAR

Nem precisaríamos dizer que o café é uma bebida que desperta, mas aqui, como é um consumo para mostrar os melhores alimentos para os ciclistas terem a energia para pedalar, ele deve fazer parte do post. 

A bebida, na medida certa, consegue fazer com que você desperte daquele seu soninho e tenha bastante energia para ir naquela pedalada fera, tornando-o bem mais agitado.  

15.RAPADURA, UM PEDAÇO FAZ BEM

A rapadura é um docinho feito a partir do caldo concentrado da cana-de-açúcar, sendo rica em nutrientes como cálcio, magnésio, ferro e potássio – podendo se analisar que ela é mais saudável comparada com o típico açúcar branco. 

Assim, esse alimento tipicamente consumido nos interiores de estados e na região do nordeste brasileiro tem a sua importância no mundo dos esportes,  dando mais energia para o treino, por ela ser rica em calorias, além de prevenir cãibras e osteoporose. 

Logo, com apenas um pedacinho de 30g, com cerca de 111 Kcal, ela pode levantar o seu ânimo e levar você a fazer altas viagens com a sua bike. 

E aí? Gostaram dessas dicazinhas? Conta para a gente!

14/12/2021
Sobre a loja

A Azupa Bike Store é uma loja de pneus, acessórios e componentes para bicicleta online, que acredita na democratização do pedal. Não apenas como esporte, mas também como lazer e mobilidade. Por isso, nossa meta diária é sempre disponibilizar as melhores marcas do mercado com o menor preço e com parcelamento, para facilitar o acesso a todos. Confira nossos itens de mobilidade para usuário de cadeira de rodas.

Social
Pague com
  • Pagar.me V2
Selos

Azupa Comércio Varejista de Artigos Esportivos e Acessórios LTDA - CNPJ: 19.191.376/0001-59 © Todos os direitos reservados. 2022


Para continuar, informe seu e-mail